Eu vivo para esse momento! Ano acabando e o que a gente quer, além de férias? Ver a lista de favoritos dos amigos e montar a sua própria. Então, aqui vai a minha singela contribuição para você que, como eu, ama retrospectivas.
Já pega o restinho da rabanada que essa news vai ser longa (mas vai valer a pena, prometo)!
Livros
Eternidade por um fio: o último volume da trilogia “O Século”, de Ken Follett, aparece aqui representando a série inteira. Em três livros, ele conta a história do século XX a partir da perspectiva de diversas famílias ao redor do mundo. Personagens cativantes, ar de novela da Globo e momentos históricos como pano de fundo. Não sei como um livro poderia ser melhor do que isso.
Columbine: se você não é fã de true crime, pode achar essa escolha um pouco macabra. E eu entendo! Mas essa, sem dúvida, foi uma das melhores leituras do ano. Não-ficção da melhor qualidade, não só pela construção do texto, mas também por explicar as bases dos tiroteios nas escolas, um dos fenômenos mais bizarros da nossa época.
Indomável: nessa autobiografia, Glennon Doyle conta como foi terminar um casamento de muitos anos, com dois filhos, e começar um novo relacionamento. Dessa vez, com uma mulher. A maneira como ela enxerga a vida me inspirou muito em 2023.
Menções honrosas: Ex-libris e Violeta
“Ex-Libris” só não entrou na lista oficial porque está esgotado e só dá para encontrar em sebos. Eu mesma encontrei uma edição rabiscada e castigadinha no Baratos da Ribeiro, e decidi levar, mesmo sem saber exatamente do que se tratava. Em resumo, são ensaios deliciosos sobre o prazer da leitura e a relação com os livros. Se você encontrar por aí, leve para casa! Já “Violeta” ganhou uma news só para ela! Leia aqui.
Filmes
Trilogia do Antes: fiz meu marido assistir o primeiro por livre e espontânea pressão e ele acabou se apaixonando. Uma série linda sobre amor, escolhas, expectativas e relacionamentos duradouros.
Abe: filme lindinho sobre um menino que usa a sua paixão pela cozinha como forma de lidar com os problemas familiares. É dirigido pelo Fernando Grostein (do “Quebrando o Tabu”), e tem Seu Jorge e Noah Schnapp (de Stranger Things) no elenco.
A vida do livreiro A.J. Fikry: baseado no livro de Gabrielle Zevin (a mesma autora de “Amanhã, amanhã e outro amanhã), conta a história de um viúvo livreiro que vê sua vida mudar completamente quando uma garotinha é deixada na sua porta.
Séries
Os Outros: essa é a única categoria em que eu consigo cravar um primeiro lugar sem medo. Essa série da Globoplay é o retrato dos nossos tempos e mostra como a falta de comunicação (e de terapia!) pode contribuir para a escalada da violência. Texto de primeira, fotografia linda e um elenco ABSURDO de bom. Nada me tira da cabeça que a Adriana Esteves é a nossa Meryl Streep.
A Missa da Meia-Noite: outra série com um elenco de primeira. Ela fisga o público que gosta de terror, mas vai aprofundando a cada episódio e discutindo temas como intolerância religiosa, fanatismo, fé e vício. Sensacional!
Scandal: demorei a conhecer Olivia Pope, mas entendi porque ela é a heroína preferida de muita gente. Como toda série da Shonda Rhimes, Scandal tem personagens irritantes e cativantes na mesma medida. Ainda não sei se eu amo ou odeio Cyrus Beene, mas até o último episódio eu conto pra vocês.
Menções honrosas: Friends e The Summer I turned Pretty foram as minhas séries-conforto esse ano e me fizeram companhia em momentos desafiadores. Daquelas pra rever de tempos em tempos.
Músicas
Exile (Taylor Swift feat. Bon Tyler): e por falar em “The Summer I Turned Pretty”, conheci essa música na série, em uma das cenas mais bonitas da segunda temporada. Anda no repeat desde então.
Look at us now: li “Daisy Jones and the Six” no início de janeiro, vi a série logo que estreou, mas me apaixonei MESMO pela música. Como pode uma banda fictícia ter faixas tão boas? Essa música virou a trilha sonora oficial das viagens de carro aqui em casa.
Wildest Dreams (Taylor Swift versão Duomo): 2023 foi o ano que eu me descobri swiftie. Passei da idade? Talvez. Aliás, muito provavelmente. Mas essa foi a trilha sonora do meu casamento, uma homenagem à Taylor, Bridgerton e ao violino que eu amo, mas nunca saberei tocar.
Podcasts
Petit Journal: completamente influenciada pelo marido nesse aqui. Tanguy e Daniel são a nossa companhia de TODO DIA no café da manhã. Me sinto mais inteligente só de ouvir os dois.
Desculpa alguma coisa: as melhores entrevistas com as melhores pessoas estão nesse podcast da Tati Bernardi. Destaque para o episódio com Erika Hilton e Guilherme Terreri (Rita von Hunty).
Rádio Novelo Apresenta: sou fã da Rádio Novelo desde “Praia dos Ossos”, mas acho que esse podcast consegue ser ainda mais interessante. São várias histórias por episódio, sempre curiosas, sempre com ganchos bacanas. Uma das minhas preferidas está no “Certezas Abaladas”.
Perfis
@vicsmachado: a Vic tem uma vozinha gostosa de ASMR e muito conteúdo. É a minha referência quando o assunto é Taylor Swift, Lana Del Rey, livros bons e storytelling. Apenas siga.
@brufioreti: comecei a seguir a Bru por interesse profissional, já que ela fala muito de branding e eu amo o assunto. Mas acabei ficando pela energia dela, meio apocalíptica, meio namastê, meio boteco, meio filosofia. Aproveito pra indicar também a news dela, a
.@sette_julia: perto da Julia eu não corro, eu me arrasto. Mas sempre que cruzo com ela no Aterro dou um gás a mais. Ela é inspiração não só pelo esporte, mas pelo bom humor e pela leveza com que encara a corrida. Vale muito o follow.
Newsletter
: é praticamente impossível você me seguir aqui e não conhecer a news da Babi Bom Angelo, mas fica aqui (mais uma vez) a indicação. Eu gosto do jeito da Babi existir no mundo. Gosto da forma como ela pensa, como organiza as ideias e o fato de ela ter sempre uma dica boa de livro, de filme, de vida e conseguir falar disso tudo sem atiçar a nossa ansiedade e a nossa FOMO. : a Bel escreve bonito e é quase impossível não se identificar com os textos dela. É uma vulnerabilidade que vem da força e não da fraqueza, sabe? Coisa bonita de ver e acompanhar. : eu não vou nem falar aqui dos textos da Mariana, porque a entrega que ela coloca em cada um está além da minha capacidade de síntese. Digo apenas que tenho uma pasta no Pocket reservada só para as dicas dela. Sempre certeiras!Aproveitando o momento restrospectiva, me conta um livro, um filme, uma série ou qualquer coisa que você tenha achado imperdível em 2023? Vamos aumentar nosso repertório em 2024!
E você já sabe: ao comprar qualquer item através dos links dessa news você não paga nada mais por isso e ainda ajuda essa produtora de conteúdo a adquirir mais livros, em um ciclo sem fim de bons conteúdos na internet. :)
aiiiii <3 tô toda boba com o seu comentário sobre a news, sobre mim
obrigada DEMAIS por todo carinho e força! gosto demais de te acompanhar ;)
EU VENCI NA VIDAA! hahaha que surpresa boa abrir sua news (que é de lei pra mim toda segunda-feira de manhã) e ver uma indicação tão linda como essa. Te acompanho há tanto tempo que, de verdade, é como receber um presente cheio de valor. Obrigada, Tati! E, mais uma vez, podíamos ser a mesma pessoa: amei Columbine, viciei em Trilogia do Antes e Os Outros, ouvi incansavelmente "Exile" da Taylor e sou fãzoca da Radio Novelo. Ou seja, enquanto escrevia aqui batia palmas com os pés pras suas indicações hahaha Feliz ano novo, seguimos juntas no mundo da escrita <3